27 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Notícias

Alunos de Angical participam de projeto que descomplica o ensino de matemática

O projeto, realizado desde o início do ano letivo de 2023, em parceria com a Prefeitura, Secretaria Municipal de Educação e alunos de residência pedagógica do IFPI/Campus Angical, é voltado para alunos do 6º ano do ensino fundamental.

Educação que transforma vidas. Com o objetivo de contribuir para tornar as aulas de matemática mais dinâmicas, prazerosas e participativas, o projeto “Sextou, a nossa matemática é show!”, de autoria da professora Antônia Vieira, tem sido um diferencial no ensino municipal angicalense. O projeto, que resultou em uma socialização realizada ontem (23/10), no pátio da escola Irismar Freitas, entre os pais, alunos, professores e gestores, compartilhou conhecimento e novas estratégias docentes para mudar o ensino.

Aprender brincando para desenvolver novas habilidades e competências, através do trabalho lúdico no processo de ensino e aprendizagem é uma das principais motivações do projeto e estímulo aos estudantes. Para os alunos do 6º ano, as brincadeiras, jogos, músicas e paródias têm ajudado a lidar com problemas que eram de difícil compreensão na matemática.

O projeto, realizado desde o início do ano letivo de 2023, em parceria com a Prefeitura, Secretaria Municipal de Educação e alunos de residência pedagógica do IFPI/Campus Angical, leva estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental para aulas lúdicas e de campo, sempre às sextas-feiras. As linhas de conhecimento da disciplina com maior dificuldade são apreendidas pelos alunos através de novas metodologias de ensino.

No evento, houve a participação dos pais, alunos, professores e os gestores da unidade, que participaram da socialização do projeto por meio de rodas de conversas e depoimentos, destacando a mudança na vida dos discentes. Também tivemos a contribuição da secretária de educação, Marinalva Ribeiro. Além disso, a professora Antônia Vieira explicou como funciona o formato do projeto com os alunos do 6º ano: as dificuldades, necessidade de ampliação de conhecimento e a capacidade de resolver problemas do dia a dia.

Muitas conquistas na educação municipal

No início deste ano, seis alunos da rede municipal foram premiados no concurso internacional de matemática, a Olimpíada Canguru de Matemática. As provas foram realizadas no dia 16 de março pelos alunos das escolas Irismar Freiras, Francelino Pereira e Paulo Nunes.

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação/PMA