27 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Notícias

Angical do Piauí é primeiro lugar em Gestão Fiscal do Médio Parnaíba

Os dados relativos ao IEGM foram enviados no início do ano de 2023.

O município de Angical do Piauí conquista o 1º lugar entre as cidades do Médio Parnaíba, com 79 pontos, no quesito Gestão Fiscal ‘Muito Efetivo’, de acordo com o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), referente ao exercício de 2022.

A ferramenta IEGM analisa os municípios baseada na qualidade dos gastos e avalia as políticas e atividades públicas municipais, por meio de 7(sete) áreas da execução do orçamento público. Dentre elas, a educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas e governança em tecnologia da informação, tendo como base a posição estratégica destas no contexto das finanças públicas.

Os dados relativos ao IEGM foram enviados no início do ano de 2023, por meio do preenchimento de questionários, em cumprimento aos artigos 35 a 39 da Instrução Normativa nº 06/2022 do TCE, de 15 de setembro de 2022.

Para o Secretário de Finanças Barone Soares, “o resultado do IEGM destaca a importância da gestão com os gastos públicos e o cuidado com toda a parte contábil e de prestação de contas do município”, declarou.

Ainda, segundo o Prefeito Bruno Neto, “o cuidado com a transparência dos gastos públicos tem sido um diferencial da nossa administração, e a prova disso é o excelente resultado do IEGM sobre a gestão fiscal do nosso município. Isto só demonstra o quanto somos ‘muito efetivos’ na organização e planejamento das finanças públicas da nossa cidade, destaca.

Fonte: Assessoria de Comunicação/PMA