27 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Notícias

Angical: quase 300 mulheres são beneficiadas com exames da Carreta da Mamografia

A unidade móvel de mamografia oferece exames gratuitos de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero.

A Prefeitura de Angical, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), realizou um total de quase 300 exames de mamografias e 94 citologias, entre os dias oito (8) a 11 de julho, através do Caminhão da Mamografia. Os exames garantem às pacientes a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.

O público-alvo da ação são mulheres de 40 a 69 anos de idade completos. Em Angical, foram realizados agendamentos com pacientes da zona rural e urbana, por busca ativa dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

A regulação dos pacientes foi realizada pelo Sistema de Regulação do Estado (HIDRA), que acompanhará os resultados dos exames que serão encaminhados à secretaria municipal dentro do prazo de 45 dias. Em caso de suspeita de alguma lesão, a paciente será encaminhada pelas equipes médicas para acompanhamento e tratamentos com especialistas.

De acordo com o secretário de saúde Juan Victor, “é importante destacar a necessidade da realização do exame de mamografia, para identificar qualquer anormalidade, tendo em vista que no município grande parte das mulheres realizaram este exame pela primeira vez.”

A Carreta da Mamografia é uma iniciativa do Governo do Estado com recursos oriundos de emendar parlamentar do senador Marcelo Castro.

Fonte: Assessoria de Comunicação/PMA