27 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Notícias

Novos conselheiros tutelares tomam posse em Angical do Piauí

Ao todo, foram empossados cinco membros titulares para os próximos quatro anos, conforme resultado do pleito realizado no dia 1º de outubro de 2023.

Os novos conselheiros tutelares de Angical foram empossados nesta quarta-feira (10/1), durante Cerimônia de Posse realizada no complexo administrativo Casa da Cultura. A solenidade de diplomação foi organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), por meio da Prefeitura de Angical e da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Ao todo, foram empossados cinco membros titulares para os próximos quatro anos, conforme resultado do pleito realizado no dia 1º de outubro de 2023. Os conselheiros são eleitos democraticamente pelo voto facultativo da população e possuem o papel de zelar e defender os direitos das crianças e dos adolescentes.

Durante o evento, a Secretária de Assistência Social, Rosalina Freitas, relembrou a importância da atuação dos conselheiros e das ações articuladas com outros setores ou instituições como o CRAS, CREAS, Educação, Polícia Militar, Ministério Público, dentre outros. 

“Os conselheiros tutelares possuem uma das missões mais nobres e desafiadoras da sociedade: zelar, proteger e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes. Vocês são a linha de defesa quando esses direitos são ameaçados ou violados. Devem também atuar de forma preventiva, ajudando a evitar que situações de risco se agravem. E a atuação em rede é essencial para o bom desempenho do Conselho Tutelar”, destacou a secretária Rosalina Freitas.

O Conselho Tutelar já avançou muito nos últimos três anos, a partir da colaboração entre Prefeitura e Secretaria. Assim, além de possuir uma localização privilegiada e um bom ambiente de trabalho, com um carro novo e computadores equipados, os membros constantemente participam de cursos e capacitações para melhorar o trabalho e gerar resultados nas ações e na execução de projetos.

“A nossa administração tem dado todo o suporte necessário para melhorar a atuação do Conselho, que tem tido como meta primordial, e mais que necessária, a de garantir a defesa dos direitos das nossas crianças e adolescentes angicalenses. E só fazemos isso, também, com uma educação de qualidade, assim como temos feito na nossa Rede Municipal de Ensino, com obras e melhorias, como reformas nas escolas, e agora a construção da creche municipal. Assim, nós dedicamos atenção especial à assistência social, sobretudo para melhorar ainda mais o trabalho dos conselheiros do nosso município”, declarou o prefeito, Bruno Neto.

A cerimônia foi prestigiada por muitas autoridades, como o vice-prefeito, Hélder Jordão, pela presidente do CMDCA, Anailsa Monteiro, pelo Assessor de Promotoria Luiz Augusto Soares, pela Juíza de Direito Dra. Elvanice Pereira, pelo Dr. Antônio Wilson, representando a OAB, pelo vice-presidente da Câmara Municipal, Wanderlan Pereira, por  vereadores e secretários Municipais.

  

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação/PMA