História

História de Brejo do Piauí Piauí - PI

História

Brejo do Piauí Piauí - PI 


Histórico 
A origem do município de Brejo do Piauí data do começo do século XX, época em que ali se estabelecia feirantes vindo de várias regiões e ai faziam a sua comercialização. Tendo os seus arredores grandes reservas de água, servia de retiro natural de rebanhos. Essa localização privilegiada fez com que surgisse grande quantidade de moradores, originários das terras vizinhas. 
A primeira e segunda feira, ou seja, a reunião de pessoas que se juntavam para comercializar seus objetos ou mercadorias foram realizadas no lugar Água Doce, debaixo de um cajueiro. A terceira feira foi realizada a 08 de setembro de 1948, promovida por Auto Casimiro e Roseno de Souza. 


O município de Brejo do Piauí pertencia ao antigo povoado Guaribas pertencente a São João do Piauí, emancipou em 31 de outubro de 1915, recebendo o nome de Canto do Buriti. 
Em artigo publicado em 26 de dezembro de 1994, Brejo do Piauí recebeu sua emancipação tendo como seu primeiro prefeito eleito pelo povo, José Anchieta de Moura Chaves, cuja eleição foi ocorrida em 03 de outubro de 1996 pela sigla do PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), juntamente com nove vereadores. 


O Brejo do Piauí é uma cidade verde, ladeada de palmeiras conhecidas como buriti, onde mora uma sociedade pobre, de baixa renda que se interliga por meio de profissões ou solidariedade. 
Gentílico: brejense 



Formação Administrativa 

 

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Brejo do Piauí, pela lei estadual nº 4680, de 26-01-1994, desmembrado de Canto do Buriti. Sede no atual distrito de Brejo do Piauí, ex-povoado de Brejo. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997. 
Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído do distrito sede. 


Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte

IBGE