SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO

A+ A-
A+ A-

SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO

Sobre o Município

Turismo

Turismo

Turismo em União/PI

O município de União embora pouco conhecido, apresenta alguns pontos de valor turístico.

·Morro do Urubu: Não se sabe a origem do nome do morro, também chamado de Morro do Cruzeiro. Encanta pela sua beleza natural de um morro ocorrido como todos os morros do mundo por um acidente geográfico constituído por pequena elevação de terreno com declive suave.

Kais: Local com várias barracas, oferecendo diversos tipos de peixes, entre eles, o prato típico Arenga na Brasa. O local fica localizado às margens do rio Parnaíba.

Igreja Matriz: Nossa Senhora dos Remédios, esse é o nome da igreja, é datada do tempo do surgimento da cidade. Ela encanta por sua beleza e por sua antiguidade.

Cachoeira da formosa: A Cachoeira da Formosa, assim como é chamada, fica localizada na localidade Formosa no interior do município de União. O principal período escolhido pelos banhistas ou turistas é no período mais chuvoso em União que vai de janeiro à março.

Canto da Cana-Brava: Este local fica localizado no interior do município de União na localidade Cana-Brava, apresentando uma paisagem natural. Neste local destacam-se os velhos poços naturais que nunca secam, as piscinas naturais, rochas elevadas construídas pela ação dos ventos, um paredão de pedra (rocha), entre outros. O local também apresenta uma minirocha com o formato do mapa do Brasil e um pilão de pedra no qual deve-se ter bastante anos. Arte local: destaca se Francisco Lima que trabalha com pintura com areia. Destaca-se ainda a Furna da Onça ou simplesmente Toca do Jacaré. Nesta furna encontram-se jacarés debaixo de uma rocha, tipo uma minicaverna codutora de água.

Parque Beira-Rio : local de lazer que envolve práticas culturais e esportivas. O parque oferece pista para caminhada, campos de futebol, vôlei, quadras de basquete e tênis. Ainda possui um anfiteatro para apresentações culturais e está localizado no bairro Beira-Rio.

Avenida Filinto Rêgo: a principal via da cidade conta com os principais serviços de bares, lanchonetes e pizzarias da cidade.

Barragem Filinto Rêgo: o local possui lindas paisagens com espelhos e quedas d´água.

Morro do Apache Clube: localizado no alto de um morro, é um clube que possui piscinas, serviço de bar e possibilita uma visão aérea da cidade.

Praça Barão de Gurguéia: mais conhecida com "Praça da Igreja Matriz", é a praça que recebe unionenses e visitantes para visitação às barracas, à praça de alimentação e às apresentações culturais durante o festejo de São Raimundo Nonato, que é uma das maiores festas religiosas e culturais do Estado.

Morro do Boreu: localizado no centro de União, este local recebe vários visitantes que se divertem ao som de um dos blocos carnavalescos mais animados da cidade. O Boreu ainda dispõe de uma bonita praça arborizada para reuniões entre familiares e amigos, e campo de futebol society.

·Vale do Tucunaré: localizado a alguns quilômetros da sede do município, este local oferece passeio em trilhas ecológicas, piscinas naturais, cachoeiras, pousadas, além de comidas típicas da região. Localizado à beira do rio Parnaíba, possibilita aos visitantes tranquilidade e contato direto com a natureza.

Casa do Artesão: este local expõe produtos artesanais produzidos pelos artesãos locais.

Mercado Público Municipal: este local possui venda de variados tipos de alimentos, e disponibiliza refeitório e lanchonetes.

 

Fonte: portal O DIA.