SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO

A+ A-
A+ A-

SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO

Sobre o Município

Nota oficial sobre SAMU de União - PI

Saúde - 27/12/2019

27 de dezembro de 2019

...

NOTA OFICIAL SOBRE SAMU DE UNIÃO – 27/12/2019
A Secretaria Municipal de Saúde de União/PI vem esclarecer a verdade para a população referente a mais uma matéria do Portal de União (www.portaldeuniao.com.br), cujo título é: Cadê o SAMU que estava aqui? População está sem o serviço há mais de 60 dias.
Inicialmente, lamentamos a postura do portal acima citado que insiste, de forma constante, em levar informações falsas para a população unionense, prestando um desserviço com a comunidade. Tais ações têm levado o referido portal perder a credibilidade, diante de suas nítidas e reais intenções.
Destaca-se que a Secretaria Municipal de Saúde de União/PI tem feito todos os esforços possíveis para garantir a manutenção das ambulâncias do Município, com a devida responsabilidade e o monitoramento da oficina prestadora de serviço, com o fim de garantir a qualidade do serviço.
Para isso, temos reenviado as ambulâncias para as correções e assistências mecânicas necessárias para a qualidade do funcionamento delas. Registre-se, temos mantido de forma organizada a assistência aos acidentes e  demais urgências no Município. Nesse sentido, não temos desassistência em relação às ambulâncias.
Em relação à ambulância do SAMU, que foi adquirida na gestão passada, um veículo que já tinha sido usado inclusive em outro município e com problemas graves de manutenção, passou por reparos rápidos e pontuais ao longo do tempo. Diante desse cenário, decidimos em outubro de 2019, após constantes paralisações por problemas mecânicos, fazer uma revisão ampla e uma manutenção efetiva para assegurar as condições de funcionamento adequadas aos padrões técnicos para este tipo de serviço de saúde.
Em relação as demais ambulâncias citadas pelo portal, elas estão na oficina para os consertos e reparos necessários com a qualidade requerida para a segurança e trafegabilidade, dentro me breve estarão à serviço.
Temos acompanhado pessoalmente e de forma rigorosa junto a oficina licitada a manutenção do veículo do SAMU, para que, ao retornar à operação, esteja em plenas condições de circulação e mobilidade.
Com efeito, é completamente falsa e maldosa a informação de que as ambulâncias do Município de União/PI estão sem as devidas manutenções por falta de recursos financeiros, conforme consta na matéria enganosa veiculada pelo Portal de União em questão.
Informamos ainda, que o referido portal, em nenhum momento procurou a Secretaria Municipal de Saúde de União/PI para dar algum esclarecimento sobre o assunto, sendo mais uma inverdade constar na matéria em discussão que a gestão foi consultada sobre os fatos, vez que sempre nos colocamos a disposição para as informações corretas e verdadeiras sobre os serviços de ambulâncias para atender a comunidade unionense.
Aproveitamos o ensejo para externar que quanto ao telefone para contatos dispomos do seguinte número para urgências e emergências, conforme protocolo do SAMU, em casos de inoperância: (86) 99569.7625.
Nosso compromisso é cuidar das pessoas. Com esse objetivo estamos empenhados em melhorar mecanicamente o funcionamento de nossas ambulâncias.

União/PI, 27 dezembro de 2019.


Narcizo de Souza Chagas
Secretário de Saúde

 

Prefeitura De União