27 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Notícias

Ginásio Municipal Dedila Melo promove seu I Encontro Pedagógico

Plano de ações, propostas pedagógicas e regimento interno foram alguns dos temas abordados durante o evento

*I Encontro Pedagógico no Ginásio Municipal Dedila Melo destaca compromisso com a educação*

Na manhã desta segunda-feira, 05/02, o Ginásio Municipal Dedila Melo foi palco do I Encontro Pedagógico, reunindo o núcleo gestor da escola, apoio pedagógico, professores, equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e profissionais do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE). O evento iniciou com um caloroso café da manhã oferecido pela escola.

A diretora Vaneide Soares deu as boas-vindas, seguida por um momento de acolhimento conduzido pelo Psicólogo Geovane Oliveira, enfatizando a importância da saúde mental tanto para os educadores quanto para os alunos. A equipe multiprofissional do CAEE reforçou essas palavras, colocando-se à disposição de toda a escola.

As professoras Conceição Cruz e Teresinha Vasconcelos, da equipe técnica da SEMED, apresentaram o Projeto de Recomposição da Aprendizagem, que será implementado ao longo do ano. O Coordenador Márcio do Nascimento Borges compartilhou os resultados da prova SAEPI do 5º e 9º ano de 2023, destacando a necessidade de cooperação para aprimorar as habilidades dos alunos ao longo de 2024.

A reunião abordou temas como plano de ações, proposta pedagógica, regimento interno e projetos educacionais, incluindo xadrez, robótica, projeto de leitura, e o calendário olímpico de avaliações externas. O aumento significativo de mais de 100 alunos na matrícula inicial em comparação ao ano anterior foi destacado, evidenciando o crescimento e confiança na escola.

*Plano de Ações:*

O Plano de Ações apresentado destaca estratégias delineadas para otimizar a qualidade do ensino, promover a participação dos alunos e fortalecer a integração entre professores, equipe técnica e gestores. Essas medidas visam criar um ambiente propício ao desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes.

*Proposta Pedagógica:*

A Proposta Pedagógica, discutida no encontro, é o norte que guia as práticas educativas da instituição. Ela abrange metodologias de ensino, estratégias de avaliação e a visão educacional adotada pela escola, refletindo o comprometimento em proporcionar uma educação de qualidade.

*Regimento Interno:*

O Regimento Interno, discutido durante a reunião, representa o conjunto de normas que regulamentam o funcionamento da escola. Ele aborda aspectos disciplinares, direitos e deveres dos alunos e professores, estabelecendo os procedimentos administrativos para criar um ambiente educacional seguro e organizado.

*Projetos Pedagógicos:*

Os projetos pedagógicos, como xadrez, robótica, projeto de leitura, entre outros, evidenciam a busca por uma educação mais dinâmica e integradora. São iniciativas que visam complementar o currículo tradicional, estimulando habilidades específicas nos alunos e demonstrando o compromisso da escola em proporcionar experiências educativas enriquecedoras

A escola encerrou o encontro enfatizando a importância da colaboração e união de esforços para alcançar os objetivos educacionais estabelecidos. Com um aumento expressivo na matrícula inicial em relação ao ano anterior, a comunidade escolar está confiante e pronta para enfrentar os desafios do novo ano letivo, consolidando o Ginásio Municipal Dedila Melo como um ambiente comprometido com a excelência educacional.