29 de Março de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Notícias

A Secretaria Municipal de Educação de Francisco Macedo distribui 634 kits de merenda escolar para famílias de alunos

Educação de Francisco Macedo distribui 634 kits de merenda escolar para famílias de alunos

A Secretaria de Educação do município de Francisco Macedo distribuiu na última quarta-feira, 05 de maio, 634 kits de merenda escolar para famílias de alunos. Os kits são compostos por  gêneros alimentícios adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A entrega da primeira etapa das remessas foram destinadas para 668 alunos matriculados na rede municipal de ensino.  De acordo com a Lei nº 13.987 de 2020 que garante a distribuição dos alimentos da merenda escolar às famílias dos estudantes que tiveram as aulas da rede pública suspensas.

A equipe da Secretaria de Educação de Francisco Macedo organizou um cronograma para entrega dos alimentos com intuito de evitar aglomeração.

Na quarta-feira, 05, no horário das 7:15h às 11:15h e das 13h às 17h os kits foram distribuidos em todas as escolas da zona urbana do municipio: Unidade Escolar Eleuza Maria de Alencar, Unidade Escolar Escola Joaquim Antônio de Carvalho Neco e Unidade Escolar Proinfância Ananias Maria da Alencar.

Na zona rural, a Unidade Escolar Abílio José de Almeida, na localidade Retiro, também efetuou a entrega durante manhã e tarde.

Os alunos da Educação para Jovens e Adultos na modalidade EJA maiores de 18 anos também foram contemplados com os kits alimentares. Obedecendo os critérios e orientações do FNDE- Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, em relação a composição nutricional por modalidade de ensino, a entrega dos kits de merenda, foram para pais, mães ou responsáveis.

Para receber os kits foi obrigatório o uso de máscaras e a apresentação de documentos de identificação. A nutricionista Aurileia Paiva, esteve acompanhando, ajudando e orientando no processo de distribuição dos kits em todas as escolas:

“Pude perceber a felicidade de cada mãe e pai na hora do recebimento. Foi feita a entrega de um kit alimentar para cada aluno matriculado nas escolas municipais”, disse.

De acordo com a nutricionista, cada kit para aluno de creche e pré-escola continha: 01 kg de arroz, 01 kg de feijão, 01 pacote de macarrão, 02 pacotes de leite, 02 unidades de flocão, 01 kg de peito de frango , 01 kg de batata doce, 01 dúzia de banana e 01 kg de polpa de fruta. Aluno de ensino fundamental: 01 kg de arroz, 01 kg de feijão, 02 unidades de flocão, 01 kg de peito de frango , 01 kg de batata doce e 01 dúzia de banana. Aluno do EJA: 01 kg de feijão, 01 pacote de macarrão, 01 unidade de flocão, 01 kg de peito de frango , 01 kg de batata doce, 01 dúzia de banana.

“A entrega seguiu todas orientações do FNDE em relação a quantidade de macro e micronutrientes que cada aluno precisa para suprir às necessidades nutricionais”, completou Aurileia.

A secretária de Educação, Reneuda, agradeceu a toda equipe da Secretaria de Educação que esteve envolvida no processo de distribuição.

“Agradeço aos diretores, professores, merendeiras, vigias, secretárias de escolas, zeladores e de modo geral aos que compõem a equipe da secretaria e que se doaram nesse momento de calamidade na saúde pública por conta da pandemia do Covid-19. Tivemos grande prazer em distribuir os kits de alimentos. Assim vai favorecer os familiares de nossos alunos. Agradeço ao conselho do CAE que esteve presente e a nutricionista da Educação”, agradeceu a secretária.

                

Fonte: Gabinete do Prefeito