28 de Março de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Notícias

Prefeitura realiza VII Conferência Municipal de Saúde

A Prefeitura Municipal de Itaueira, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quarta-feira 06 de dezembro a VII Conferência Municipal de Saúde

No dia 06 de dezembro de 2017 a Prefeitura Municipal de Itaueira, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou a VII Conferência Municipal de Saúde, com o objetivo de avaliar as ações de saúde e propor metas para a consolidação do Sistema Único de Saúde em nosso município. O TEMA da Conferência foi: “Itaueira: Juntos por uma saúde que queremos”.

A conferência proporcionou aos participantes uma troca de experiência que será transformadora na prática do pensar em saúde, no conceito mais amplo da palavra. Ou seja, saúde como qualidade de vida. A participação da população Itaueirense foi de grande valia, tornando a conferência democrática e significativa, pois todos os participantes permaneceram até o final, propuseram novas ideias, questionaram quando preciso e sugeriram novas ações para fortalecimento da atenção primária no município. É importante ressaltar que através das conferências os usuários participam da formulação dos programas, estratégias e leis, pois os temas e as propostas levantados são levados às instancias maiores para reformulação em prol da melhoria dos serviços do sistema único de saúde (SUS). A conferência contou com presenças de representantes do Poder Legislativo Municipal, Secretários (as) municipais, Moradores, representantes das Associações, Pastorais, Igrejas, Polícia Militar e Servidores da saúde.

A Dra. Edimilsa Santana teve uma importante participação na conferência com uma palestra em prol da “humanização e acolhimento”.

“A partir do momento em que a sociedade é chamada a participar do processo de formulação política e passa a acompanhar e fiscalizar sua execução, o sistema tende a aproximar-se das reais necessidades do cidadão brasileiro. Nesse sentido, essa conferência buscou discutir acerca da melhoria da saúde no município de Itaueira, com propostas que serão priorizadas pela nossa gestão. A saúde em nossa gestão está em primeiro lugar e com certeza nosso principal compromisso”. Afirma a Secretária de Saúde, Eliene Helena.