29 de Março de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Notícias

Secretaria Municipal de Educação de São José do Divino adere ao programa Volta ao Novo

Neste programa serão trabalhadas dezessete competências por possuírem evidências de correlação com aprendizagem, bem-estar, empregabilidade, entre outros.

A Secretaria Municipal de Educação de São José do Divino-PI (SEMED) aderiu ao programa Volta ao NovoPrograma de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais.  O que são Competências Socioemocionais? Em linhas gerais, podemos dizer que as competências sociemocionais se referem à capacidade de mobilizar, articular e colocar em prática conhecimentos, valores, atitudes e habilidades para se relacionar bem com os outros e consigo mesmo.

Neste programa serão trabalhadas dezessete competências por possuírem evidências de correlação com aprendizagem, bem-estar, empregabilidade, entre outros. Estudos recentes apontam que elas precisam ser trabalhadas de maneira intencional na escola, pois há um ganho real no desempenho escola, na qualidade do ambiente das instituições de ensino, no trabalho docente e na aprendizagem propriamente dita.

A educação do século 21 exige que devemos formar integralmente os indivíduos, para que essa formação aconteça de fato, faz-se necessário criar situações de aprendizagem a fim de que os alunos aprendam a conviver, a respeitar o outro, a se organizar, estar aberto ao novo, a ter determinação e responsabilidade.

A escola não pode priorizar somente os aspectos cognitivos dos estudantes. O ser humano, a sociedade atual necessita investir nas relações de ensino - aprendizagem mais flexíveis e abrangentes. A formação passa a ser pensada não só pelo desenvolvimento cognitivo, curricular. O saber relacionar- se, o autoconhecimento, a colaboração e a criatividade são competências sociemocionais que ganham relevância em um cenário de interconectividade, cada vez mais complexos, ampliando os horizontes pedagógicos.

A partir dos anos 60. Pesquisadores como Lewis Goldberg, Jerry Wiggins, e Oliver John da área da psicologia da Universidade da Califórnia,  considerados os "pais" da teoria do “The Big Five Personality Test”, um dos mais robustos testes de avaliação dos traços de personalidade. Afirmam que as capacidades sociemocionais são atributos que a escola não pode subestimar.

Acreditando e buscando sempre o melhor possível para qualificar a sistema educacional municipal, iremos trabalhar com este programa na perspectiva de atingir o objetivo proposto: apoiar educadores para que desenvolvam suas próprias competências emocionais, como também as competências emocionais dos estudantes e desta forma suprir carências que podem afetar o desenvolvimento intelectual e mental dos nossos munícipes.

Fonte: ASCOM-PMSJD