SIAFC

Bem vindo ao SIAFC!

         O Sistema Integrado de Administração Financeira e Controle - SIAFC é um engenho de informática e tecnologia da informação e comunicação desenvolvido em 2009 para que os entes públicos municipais pudessem cumprir o comando contido na Lei Complementar nº 101/2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF, art. 48, parágrafo único, inciso III). Sua principal finalidade é assegurar a Transparência da Gestão Fiscal, liberando ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, na rede mundial de computadores (internet).

         O SIAFC é composto por um conjunto de módulos que trabalham em rede, de forma interligada e interdependente, garantindo a atualização automática dos bancos de dados e respectiva replicação dos dados e informações pela sistemática denominada de “processamento em nuvens” (cloud computing).

         Com o advento da Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso a Informação), o SIAFC incorporou diversos recursos tecnológicos para viabilizar o Serviço de Informação ao Cidadão - SIC.

         De acordo com a Portaria nº 548/2010 do Ministério da Fazenda (art. 1º, parágrafo único), entende-se por:

         I – usuário: é o agente que, após cadastramento e habilitação de acesso, realiza consultas e registros de documentos, sendo responsável pela qualidade e veracidade dos dados introduzidos no SISTEMA.

         II – administrador do SISTEMA: é o agente responsável por manter e operar o ambiente computacional do SISTEMA, sendo encarregado de instalar, suportar e manter servidores e bancos de dados.

         Portanto, caso já tenha sido habilitado como usuário pelo administrador do SISTEMA, identifique-se na tela ao lado e bom trabalho.

         Muito obrigado,
         Equipe do SIAFC.